quarta-feira, 30 de novembro de 2011

A frustração de não passar no Vestibular...

Muitos jovens no início do ano ficam na expectativa da tão sonhada lista de aprovados dos vestibulares, porém, quando não encontram seu nome na lista surge a decepção! Nesse momento aparecem muitos questionamentos… Afinal, como lidar com a frustração de não passar no vestibular?
A frustração é a primeira sensação que o jovem se depara por não passar no vestibular. Para aqueles que se esforçaram durante todo o ano é como se estivessem perdido um ano de suas vidas. Por mais doloroso que seja esse momento ele é importante e deve ser encarado de forma positiva, a fim de servir de estímulo para o ano seguinte e considerado um momento de reflexão para o que precisa ser desenvolvido.
O vestibular é uma etapa importante na vida do jovem, significa amadurecimento e responsabilidade. Por isso, a reprovação não é algo definitivo, é necessário tentar outras vezes e a cada prova retirar o aprendizado.
É importante ao início do ano traçar metas e ter um planejamento de estudos que deve ser seguido fielmente. Rever no vestibular anterior as matérias de maior dificuldade e dedicar-se por um período maior. Criar hábitos de estudo e de vida saudáveis para ajudar na absorção do conhecimento também são fundamentais nessa fase.
Os pais têm um papel importante nessa fase como motivadores e orientadores fazendo com que seus filhos nunca desistam de seus sonhos.
A frustração deve ser encarada de forma natural pelo jovem, tendo em vista que a vida sempre terá obstáculos e que em muitos deles nós não conseguimos transpor tão facilmente.
Acreditar em sua própria capacidade e ter uma boa auto-estima é fundamental para que o jovem consiga sua tão sonhada vaga na faculdade. Pense nisso!



Bruno Menegidio

Nenhum comentário:

Postar um comentário